VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICAM OS SETÊNIOS PARA A PEDAGOGIA WALDORF?

A partir de estudos sobre a evolução da humanidade, Rudolf Steiner, o sistematizador da Antroposofia e criador da Pedagogia Waldorf, propõe uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas (corpo, alma e espírito).

 

Steiner fundamenta o desenvolvimento dos indivíduos segundo princípios antropológicos evolutivos que compreendem etapas de 7 anos. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, perguntas e necessidades específicas.

 

Nos 3 primeiros setênios, somos orientados para sermos seres humanos livres no pensar, no sentir e no agir consciente. Os demais seguem o caminho da autoeducação e do autoconhecimento.

 

De 0 a 7 anos, a criança emprega todas as suas energias para o desenvolvimento de seu corpo físico. A atividade corporal é intensa. É o momento da imitação, grande força disponível para a aprendizagem, inclusive a do falar, do fazer, do andar, do adequado ou impróprio no comportamento humano.

 

Nos primeiros 7 anos, o mundo deve ser apresentado para a criança na sua bondade essencial. Ela precisa acreditar que o mundo é BOM! Assim, se sente segura e plena para se entregar à sua exploração com confiança. É nessa fase que se desenvolve o querer. E, como resultado de suas impressões sobre o mundo, a perseverança e esperança futuras.

 

O ritmo é o alimento para a vitalidade e a segurança emocional da criança. Todos os órgãos de percepção sensória estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. E é por uma imitação mais sutil que ela cria, ainda sem consciência, o fundamento para sua moralidade futura. Daí a necessidade da constante vigilância pessoal, nos sentidos moral e emocional, que todo educador Waldorf se impõe, já que é figura fundamental nesse processo de espelhamento de seus alunos.

 

Durante esse 1º setênio, a relação mais importante com o mundo exterior transcorre de fora para dentro. Por isso, a importância do mundo ser bom e repleto de exemplos dignos de imitação, para que a criança desenvolva a sua individualidade norteada por valores elevados.

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