COMO É A ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS WALDORF?

A Pedagogia Waldorf preza pela vida o mais natural possível. Essa premissa está presente nos materiais pedagógicos, nas decorações das escolas e até no vestuário de alunos e professores.

 

Com a alimentação é a mesma coisa. Industrializados não fazem parte da rotina alimentar escolar, que oferta sempre frutas da época, de preferência orgânicas, grãos, oleaginosas, cuscuz e tapioca, raízes e o pão, que é tão tradicional nas escolas Waldorf.

 

O cardápio muda de acordo com a época. Na foto, a turma do Jardim corta os legumes para a sopa no inverno. São as crianças também que sovam o próprio pão e peneiram a tapioca.

 

A culinária tem um peso importante na manutenção do ritmo das crianças e no seu desenvolvimento. Elas aprendem, por exemplo, sobre as frutas de cada estação, o ciclo dos alimentos e usam todos os sentidos ao prepararem os lanches. Esse momento também oportuniza autonomia e desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

 

No Jardim Alecrim, cada semana uma família é responsável por trazer a feira do lanche de toda a sala. Além de envolver todos na rotina da escola, é uma maneira de estarmos cada vez mais atentos ao que nossos filhos e alunos consomem, aos nossos hábitos alimentares e de praticarmos a economia fraterna. Semanalmente, também temos feirinha de orgânicos bem na nossa porta.

Nos acompanhe nas Redes Sociais!

Núcleo de Aprofundamento Antroposófico l Todos os Direitos Reservados 2021 l Políticas de Privacidade l Desenvolvido por Aurus Conexão Criativa